segunda-feira, 7 de julho de 2008


Aplicação das ferramentas interativas na construção do conhecimento em cursos a distância
A modalidade de ensino a distância tem disseminado informação e cultura pelo mundo todo através da Web. A distância física entre os participantes é um grande obstáculo que deve ser transposto.
A grande finalidade das ferramentas interativas, em cursos via Web, é minimizar os problemas causados pela distância possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
Normalmente, em um curso a distância, o aluno faz seu horário de estudo. Ele determina quantas horas deve estudar e em quais momentos do dia estará se dedicando ao curso. Por isto, é muito importante promover encontros virtuais entre os participantes e para se discutir com os mesmos, temas fundamentais sobre o curso e sobre a aquisição de conhecimento.
O uso do chat e do forum em cursos via Web é uma prática comum, porém o que deve ser estudado e verificado é o seu uso ordenado. Ou seja, não utilizá-los simplesmente como um meio de comunicação onde as pessoas trocam quaisquer tipo de informações. Através do gerenciamento
das atividades interativas o docente pode extrair informações
preciosas sobre aquisição de novas habilidades do aluno, acompanhando o desenvolvimento do mesmo no curso. Para tanto deve haver previamente um planejamento dos eventosvirtuaisrelacionados ao curso e um acompanhamento minucioso durante o evento, para que dados possam ser colhidos e analisados, gerando resultados que auxiliem o docente nogerenciamento de seu curso.
Na Web, um curso a distância pode ser elaborado e distribuído com auxílio de ferramentas gerenciadoras de cursos a distância como, por exemplo, o Webct e o Aulanet; ou pode ser simplesmente constituídos por páginas HTML. Independente da forma como o curso é distribuído,
normalmente este utilizará alguma ferramenta interativa possibilitando a integração entre os participantes do curso.
Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para comunicação interativa e estas são divididas em dois grupos: síncronas e assíncronas.
As ferramentas síncronas são aquelas que permitem a comunicação em tempo real, ou seja, os
participantes estão presentes em um encontro num mesmo espaço de tempo.
Já as ferramentas assíncronas se caracterizam pelos participantes não terem a necessidade de
estarem reunidos num mesmo espaço de tempo para que haja a interação.
A escolha do tipo de ferramenta a ser utilizada para a comunicação em um curso a distância depende do resultado desejado. Ferramentas síncronas devem ser utilizas nos casos em que se deseja desenvolver discussões em que se tenham respostas imediatas, onde o aluno não terá tempo para pesquisar mais sobre o assunto abordado. É aplicado a situações em que o docente espera checar e analisar o conhecimento absorvido pelo aluno sem que o mesmo tenha a chance de realizar uma consulta mais minuciosa. O uso de ferramentas assíncronas é aplicado em situações em que o
docente deseja que o aluno se aprofunde mais em um determinado tema. Através das ferramentas assíncronas os alunos podem responder e analisar os problemas propostos no momento que lhe for mais adequado, tendo um maior espaço de tempo para estudar e pesquisar mais sobre o tema abordado.
Existem muitas ferramentas interativas síncronas e assíncronas, mas as mais conhecidas e difundidas em cursos a distância via Web é o chat e o forum. O chat é uma ferramenta síncrona amplamente utilizada mesmo fora do ambiente educacional, sendo portanto, facilmente manipulada
pelos alunos. O forum é uma ferramenta assíncrona com alto grau de abrangência entre os usuários da Internet e de fácil aprendizado.
A finalidade dos eventos virtuais em um curso a distância não é somente promover integração entre os participantes ou mesmo verificar o conhecimento adquirido pelos alunos. Eles são importantes para o desenvolvimento intelectual do aluno.

Nenhum comentário: